Cidadão Ecológico

Cartilha distribuída para alunos de 5º ano de escolas públicas em Imbituba (SC)


Esse é um daqueles projetos que enche a gente de alegria. A cartilha Cidadão Ecológico – Programa de Formação de Agentes de Mudança Ambiental, é pequena e enxuta graficamente falando. E a empatia que tem causado no público alvo, alunos do 5º ano de escolas públicas de Imbituba (SC) e a importância do conteúdo são recompensadores.

No ano em que a ativista mirim Greta Thunberg, de 16 anos, conseguiu levar mais de quatro milhões de pessoas para as ruas em manifestações pela causa climática, incentivar e levar mais conteúdo sobre o tema aos alunos da cidade é uma ação importante na formação de cidadãos mais responsáveis ecologicamente. Em entrevista à BBC, Greta contou que ouviu sobre mudanças climáticas e aquecimento global pela primeira vez aos oito anos, durante aulas do ensino fundamental. E os alunos de três escolas de Imbituba tiveram seus olhos abertos para a cultura ambiental com o projeto Cidadão Ecológico, durante o mês de novembro.

Tetéu, um quero-quero, é o mascote da publicação. Pássaro bastante comum na região, logo foi reconhecido pelos alunos. Tetéu apresenta o conteúdo da cartilha, que vai de caça às baleias à separação e reciclagem de resíduos. Com foco na orla da Praia da Vila, o projeto teve ampla aceitação, tanto de professores e alunos quanto da comunidade que já teve acesso ao material.

A ideia agora é divulgar ao máximo a cartilha para que a comunidade passe da teoria para a ação e deixe para trás a velha cultura ambiental local de espalhar lixo por dunas e restingas. Para isso o material está disponível em meio virtual para todos. Você pode baixar a cartilha aqui. Também há uma página do projeto no Instagram @cidadaoecologico.

O projeto foi aprovado no edital do Procult/2019 e contou com o apoio da Prefeitura de Imbituba, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Diretoria de Cultura e com incentivo cultural da Fertisanta.

A CARTILHA

14,8 X 21 cm
4 Cores
12 páginas
Papel couché matte
Acabamento em laminação fosca e verniz localizado

Baixe a cartilha aqui 

Comentários

Postagens mais visitadas