Esqueça a toalha de piquenique

Esqueça a toalha de piquenique. Enquanto a maioria dos times usa a bandeira 
como inspiração para os uniformes dos jogadores, os croatas seguem o Brasão de Armas. 
Conheça alguns dos muitos brasões que o país já teve ao longo dos séculos, 
todos com o padrão xadrez vermelho e branco.

Impossível deixar de notar, nessa abertura da Copa 2014, o uniforme da seleção Croata. O padrão quadriculado em vermelho e branco, chamativo e incomum, tem o dom que causar estranhamento, no melhor estilo falem mal, mas falem de mim. Mas de onde veio a inspiração para esse design único entre os uniformes de seleções do mundial?

A história começa com a criação do primeiro Brasão de Armas do país, em 1499. Nele estava presente o xadrez vermelho e branco, que representa liberdade para a Croácia – branco para serenidade, paz e honestidade, e vermelho para a coragem e força da população. Desde então muitas foram as mudanças políticas naquela região, mas o padrão xadrez vermelho e branco permaneceu como um dos fortes componentes de identidade do país. 

Uniforme número 1. Olha o Brasão aí.
Foto: Nike

Em 1990, quando a Croácia conquistou a independência da Ioguslávia, um novo Brasão de Armas foi criado e o xadrez vermelho e branco estava lá, firme e forte. Tornou-se marca registrada da seleção croata ao ser usado na camisa do time durante sua primeira partida como Seleção Independente, num jogo contra os Estados Unidos, em Zagreb, no ano de 1990.

Se o uniforme número 1 inspira-se no Brasão de Armas, o de número 2 usa as cores da bandeira. Tem padrão azul. Com detalhes em xadrez vermelho e branco, claro.
Uniforme número 2. E está lá o xadrez.
Foto: Nike
“O quadriculado vermelho e branco tem tanta importância para o povo croata que nós quisemos que ele aparecesse tanto no primeiro uniforme, quanto no segundo”, afirma Martin Lotti, diretor global de design da Nike Futebol sobre o novo uniforme da Croácia.

Então esqueça a toalha de piquenique da próxima vez que assistir a Croácia em campo. Ao menos tente.

Fontes: GQ Brasil http://glo.bo/ST1k8i
              Nike http://bit.ly/1pSvhkK

              Croatian History http://bit.ly/ST5fBZ
              Futbox http://bit.ly/1pSvoN3

Comentários

Postagens mais visitadas