Sim, páginas respiram

Espaço em branco, espaço vazio, espaço.

Unhas e dentes não são suficientes para defendê-lo no design gráfico de publicações. É senso comum – entre boa parte dos clientes - que espaço bem aproveitado é espaço ocupado. E quanto desperdício há em não deixá-lo existir. 
Não há moldura melhor para um texto denso do que amplas margens brancas. É onde seus olhos irão descansar enquanto você pensa sobre o que leu. É onde você pode rabiscar suas ideias. É onde encontra-se a leveza de uma página. É onde ela respira.

Trecho de entrevista com a socióloga Bárbara Castro, no blog Contente.

Não sufoque o leitor
Dentro de uma página de revista comum, existem em média 2.500 caracteres ou letras. Além delas, algumas imagens. Some a tudo isso o espaço entre as linhas, espaço entre colunas, espaço entre letras, espaço entre imagens e textos, espaço das margens. Espaços existem e são tão atuantes quanto textos e imagens. Ignorá-los ou não usá-los adequadamente é um erro que deixa sua página “sem ar”. Você sufoca a leitura, deixa o olhar do leitor confuso e corre o risco de perder sua atenção. 


“Quando se vê um arvoredo, o importante não são as árvores, 
mas os espaços entre elas.” 
Oscar Niemeyer

Comentários

  1. Ah se todos meus clientes entendessem isso facilmente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso orientá-los sempre que necessário, Léia. Mas uma vez que entendem a importância do espaço para o bom design, os clientes nunca mais deixam de observá-lo.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por participar!

Postagens mais visitadas