Faca pra lá de especial


O artista visual Nestor Jr. utilizou cantos arredondados
no flyer em que divulga seu trabalho.

A faca especial é uma técnica de corte usada para dar formas incomuns ou aberturas às publicações. Com uma faca de aço, partes da página podem ser cortadas para dar características decorativas ou mesmo de utilidade. 

A capa de um livro poderia ter uma abertura circular, por exemplo, onde o leitor pudesse ler o conteúdo da folha de rosto. Ou ainda os cantos da publicação poderiam ter contornos arredondados. Várias são as possibilidades.

Em peças de papelaria, como cartões de visita, marca-páginas, em cardápios, displays e sobretudo em embalagens, vemos grande variedade no uso desse recurso. Dos formatos mais tradicionais, como os circulares ou retangulares, às formas mais irregulares, a faca especial é capaz de acompanhar sua imaginação. 

Mas é importante levar em conta os custos desse acabamento na hora de decidir sobre a utilidade, necessidade e vantagens de usá-lo.

A artista plástica Sila Lima optou por um formato oval para seu cartão de visitas,
o que está em sintonia com as linhas orgânicas da ilustração no verso.
Misturado a outros cartões, eles se destacaria pelo diferencial.

No detalhe, os cantos arredondados do flyer de Nestor Jr.
A escolha deu maior leveza à peça gráfica.

Assim é uma faca. Metal afiado, no formato escolhido, sobre o qual o papel
impresso é pressionado.
A faca redonda é bastante usada em rótulos e adesivos. 

Conheça o trabalho dos artistas citados no post: Sila Lima e Nestor Jr. e também a OpenBrasil, que nos cedeu as imagens das facas de corte.

Comentários

Postagens mais visitadas