Com que forma eu vou?

Para a escolha de acabamento, leve em conta a durabilidade desejada para o livro.
Embalagens ou capas duras, como as da foto, dão ótima impressão
e tempo de vida longos.


Como decidir sobre as características gráficas de um livro? 

Algumas questões precisam ser levadas em conta na hora de escolher formato, papel, cor e acabamento de uma publicação. Primeiro a quantidade e tipo de informação. Um livro com gráficos, fotos ou ilustrações precisa ter um papel de alta qualidade para garantir a boa reprodução dessas informações. As cores escolhidas para compor o material e a qualidade de impressão devem ser consideradas com muito cuidado.

O tempo de vida esperado para o produto é outro item importante. Se a ideia é que a publicação perdure por longos anos, é necessário ficar atento ao melhor acabamento. Capa dura, encadernação resistente com cola e costura e papel sofisticado são necessários. 

Se por outro lado, a ideia é reduzir custos e o conteúdo não inclui imagens, é bastante comum o uso de papéis não tão nobres e acabamentos mais simplificados. As gráficas informam ainda sobre alguns tamanhos padrão de publicações para melhor aproveitamento de papel e consequente redução de custos. Para economizar ainda mais, pode-se usar cores apenas na capa, o que deixa o livro atraente na prateleira. Um bom design no miolo e conteúdo de qualidade darão conta do resto.

Os formatos podem ser bem variados. Os verticais se adequam melhor às prateleiras
de livrarias e de casa. Os horizontais chamam atenção por serem menos comuns
e favorecem a visualização de grandes imagens no miolo.
Custos também influenciam no formato a ser escolhido.

Comentários

Postagens mais visitadas